acadêmico google

Acadêmico Google: o que é? Como funciona?

O Acadêmico Google é mais uma ferramenta criada pela empresa para facilitar o seu cotidiano. De maneira geral, através desse sistema, os pesquisadores conseguem encontrar suas literaturas acadêmicas. 

Ou seja, é possível encontrar nesse ambiente, todos os conteúdos acadêmicos organizados por profissionais. Sendo assim, se você quer facilitar a sua busca por artigos, resumos e outros conteúdos acadêmicos, vale a pena conhecer sobre o Acadêmico Google. 

Além disso, é possível encontrar diversas fontes em um só lugar. Inclusive, através desse sistema, os usuários conseguem encontrar artigos de seu interesse. Então, se você quiser utilizar o Google Acadêmico, continue a leitura e conheça mais sobre ele. 

acadêmico google

Quer entrar nos melhores cursos de graduação? Acesse https://matriculas.estacio.br/ e confira!

Descubra o que é Acadêmico Google

O Google Acadêmico é um sistema de busca extremamente poderoso. Afinal, através dele, os usuários têm acesso a diversos conteúdos acadêmicos ricos, além de úteis, para as suas pesquisas. 

Ou seja, através desse sistema de busca, os usuários têm acesso a artigos, livros, dissertações, TCCs e teses. Esses conteúdos são distribuídos, principalmente, pelo Google Books. Além disso, tem base acadêmica de dados abertos, como o Scielo

Criado no ano de 2004 com o nome de Google Scholar, durante o ano de 2006, essa plataforma recebeu uma versão brasileira. Embora a empresa não divulgue oficialmente a sua base de dados, uma pesquisa aponta que existem mais de 380 milhões de registros. 

Assim que você entra na plataforma de buscas pela primeira vez, nota que seu layout é semelhante ao buscador tradicional do Google. Vale ressaltar que o sistema de buscas está constantemente melhorando a sua performance e otimização. 

Como utilizar o Acadêmico Google? 

Agora que você sabe o que é Acadêmico Google, provavelmente está curioso para compreender como utilizá-lo. De maneira geral, o primeiro passo é acessar a página do buscador. 

Assim que acessar a plataforma pela primeira vez, notará que ela é bastante familiar. Ou seja, para encontrar os conteúdos que está buscando, basta utilizar a barra de buscas normalmente. 

Vale ressaltar que, assim como o Google tradicional, os usuários podem filtrar os seus resultados. Essa é uma ótima função, já que permite aumentar a precisão de busca da ferramenta. 

Além disso, no painel à esquerda do Acadêmico Google, é possível escolher o tempo em que a publicação foi feita, assim como alterar a classificação de seus resultados. Os usuários também podem buscar por conteúdos somente em português. 

Quais são as vantagens de utilizar o Google Acadêmico? 

Uma das principais vantagens do Acadêmico Google é aumentar a precisão de suas pesquisas por conteúdos acadêmicos. Além disso, esse mecanismo de buscas é totalmente gratuito. Mas as vantagens não ficam só nisso, já que ele também apresenta: 

Acesso a diversos tipos de fontes

Assim como a maioria das ferramentas oferecidas pelo Google, o Acadêmico Google é gratuito. Além disso, existem vários tipos de fontes, escritas em diferentes línguas e de diferentes áreas de conhecimento. 

Se você é um pesquisador e pretende divulgar a sua pesquisa, é possível fazer o upload da mesma gratuitamente. Ou seja, além de auxiliar nas pesquisas dos usuários, você também contribui na base de dados da plataforma. 

Possibilidade de acompanhar as citações

Como citado anteriormente, os pesquisadores podem fazer o upload de suas próprias pesquisas nessa base de dados. E uma das vantagens diz respeito a isso: possibilidade de acompanhar todas as vezes em que seu trabalho é citado. 

Caso tenha interesse em habilitar essa função na plataforma, é necessário criar um perfil específico para isso. Além disso, os usuários também devem estar logados na conta do Google. 

Os usuários podem criar bibliotecas exclusivas

Uma das principais vantagens do Google Acadêmico é a biblioteca. Isso porque, além de ser uma função customizável, os usuários também podem aumentar as informações relevantes com conteúdos específicos. 

Portanto, com a função de salvar todas as suas informações, os usuários podem armazenar todos os conteúdos relevantes em um só lugar. Dessa maneira, quando estiver construindo um artigo, é possível encontrar todas as referências utilizadas. 

Todos esses recursos tornam o trabalho do pesquisador mais fácil. Essas possibilidades garantem destaque do Google Acadêmico entre as demais ferramentas com o mesmo objetivo. 

acadêmico google

Possibilidade de integrar a biblioteca universitária

Primeiramente, o Acadêmico Google é integrado com uma grande base de bibliotecas online e gratuitas. Mas se você tem interesse em visualizar conteúdos específicos, como a base de dados da Harvard, é possível incluí-las na base de repertório do buscador. 

Uma das principais vantagens desse tipo de prática é reunir todas as fontes de pesquisas de um só lugar. Então, se você tem interesse em realizar esse procedimento, é necessário seguir o passo a passo: 

  1. Primeiramente, acesse as Configurações dessa plataforma;
  2. Na sequência, clique em Links de Bibliotecas;
  3. E, para finalizar, busque pela biblioteca universitária que tem interesse em adicionar. 

O procedimento é o mesmo para todos os conteúdos que você quiser adicionar em seu perfil de usuário. Portanto, lembre-se de realizar isso todas as vezes em que houver essa necessidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *